VISÃO FEDERAL

Código: 9788562828447 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Visão Federal
Exposição e análise comparadas à teologia federal e aos padrões de Westminster

Autor Alan Rennê
Editora Os Puritanos
Páginas 270


O autor se propõe a apresentar o sistema teológico conhecido como Visão Federal e seus principais pontos doutrinários ― Pacto, Eleição, Justificação, Segurança de Salvação, Perseverança dos Santos e Apostasia ― comparando-os ao modo como a Teologia Reformada Clássica e os Padrões de Westminster os afirmam. Conclui com uma observação a respeito de algumas ênfases e preocupações que devem estar presentes na reflexão teológica e na prática pastoral do presbiterianismo brasileiro.

Há várias décadas a comunidade presbiteriana norte-americana tem travado uma enorme batalha contra um sistema teológico nascido em seu seio, sistema este denominado Visão Federal (Federal Vision), também conhecido como Teologia da Avenida Auburn (Auburn Avenue Theology). 

As raízes deste movimento podem ser rastreadas até à década de 70, na famosa controvérsia em torno da doutrina da justificação pela fé, que teve lugar no renomado Westminster Theological Seminary, na cidade da Filadélfia. Não obstante, o seu ápice se deu na década passada, quando várias denominações presbiterianas, como a United Reformed Churches in North America (URCNA), a Reformed Church in the United States (RCUS), a Orthodox Presbyterian Church (OPC) e a Presbyterian Church in America (PCA) se viram obrigadas a se posicionarem de forma contrária aos postulados teológicos da Visão Federal.

Alan Rennê expõe os perigos da Visão Federal à luz da tradição reformada clássica. Sua habilidade crítica pode ser exemplificada quando o autor demonstra o distanciamento teológico dos "visionistas" mesmo quando eles não se veem fora dos limites confessionais. Tal trabalho beneficia a saúde da igreja porque discorre com perspicuidade e precisão, doutrinas chave da tradição reformada.
— Heber Campos Júnior

Novidades ou distorções doutrinárias têm sido uma constante ao longo da história da Igreja. Este trabalho é importante e louvável, pois foi escrito com um propósito preventivo de advertir os reformados contra um sério desvio teológico - Visão Federal. Foi feliz o autor ao confrontar esta novidade doutrinária com os padrões Reformados, em particular, os de Westminster. Esta é uma prudente e imperiosa necessidade, hoje.
— Manoel Canuto

Alan Rennê é pastor-efetivo na Igreja Presbiteriana do Cruzeiro do Anil, em São Luís-MA. É Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico do Nordeste (Teresina-PI), e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo-SP), Mestre em Teologia Sagrada (Sacrae Theologiae Magister -S.T.M.), com área de concentração em Estudos Históricos e Teológicos e linha de pesquisa em Teologia Sistemática, no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. (São Paulo-SP). É professor visitante no Seminário Teológico do Nordeste (Teresina-PI) e no Seminário Presbiteriano do Norte (Recife-PE), e professor de Ética Cristã na Faculdade Internacional de Teologia Reformada (FITRef). Atualmente está cursando o Doutorado em Ministério (D.Min) pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (São Paulo-SP)/Reformed Theological Seminary (Jackson-Mississipi). É o autor dos livros “A Visão Federal e os Padrões de Westminster” e “Os Puritanos e a Lei Moral”, ambos publicados pela editora Os Puritanos.

Livraria316 servindo à Igreja de Cristo com uma seleção criteriosa de livros que relatam o verdadeiro evangelho.

Sobre a loja

Livraria Evangélica 3:16 servindo à Igreja de Cristo com uma seleção criteriosa de livros que relatam o verdadeiro evangelho. Loja física: Rua Vidal de Negreiros, 75 - Centro Campina Grande - Paraíba - Brasil Cep 58.400-263 Fones para contato: (83) 3322-3063 fixo (83) 99610-0316 celular/whatsapp Nossas redes sociais: @livraria316

Social
Pague com
  • Mercado Pago
  • PagSeguro
Selos

Três Dezesseis Comércio de Livros Ltda. - CNPJ: 10.309.673/0001-81 © Todos os direitos reservados. 2022

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade