O grito de Eva
A violência doméstica em lares cristãos
Autor Marília de Camargo César
Editora Thomas Nelson
Páginas 208
(João 20:13) Considerada uma grave realidade social, a violência doméstica atinge grande parte das mulheres no país. No meio cristão, a situação é ainda mais grave, pois a maioria das vítimas que busca ajuda em suas comunidades de fé é aconselhada a ser paciente, orar e voltar para o marido agressor.
Em O grito de Eva, Marília de Camargo César dá voz a essas mulheres – marcadas não apenas pela violência em casa, mas também pela invisibilidade e pelo silêncio – e expõe o papel da igreja na perpetuação da subjugação feminina.Ao descortinar o véu de silêncio acerca do assunto, esteconvida o leitor a abandonar a complacência e tratar do tema da violência doméstica em lares cristãos com coragem, lucidez e determinação, oferecendo justiça a todas as mulheres. Não há respostas fáceis, mas reconhecer o problema pode ser um primeiro passo na transformação de uma igreja verdadeiramente fiel aos ensinamentos de Cristo.
A violência doméstica e familiar exercida contra as mulheres, afirma a autora, pode-se manifestar de diferentes maneiras: física, psicológica, sexual, patrimonial e até moral. Por vezes, quando muitas destas mulheres procuram ajuda junto dos pastores, a resposta é quase sempre a mesma, a de lhes pedirem para orar pelos seus maridos a fim de que Deus lhes converta o coração, de se submeterem a eles em silêncio. A questão torna-se ainda mais complicada quando a possibilidade de divórcio nestas situações de violência doméstica é algo muitas vezes inegociável porque a união matrimonial, como instituição divina, jamais deverá ser posta em causa a não ser por questões de adultério.
MarÍlia de Camargo César é jornalista e escritora, autora dos livros Feridos em Nome de Deus (2009) e Marina: a vida por uma causa (2010), a biografia da ex-senadora e líder ambientalista Marina Silva. Trabalhou na TV Globo, na Gazeta Mercantil, no Il Sole-24 Ore, o principal jornal de economia e negócios da Itália, e faz parte da primeira equipe de jornalistas do Valor Econômico, o maior jornal de economia da América Latina. Paulistana, é casada com André, tem duas filhas, Marina e Luiza, e vive atualmente em São Paulo.
Livraria316 servindo à Igreja de Cristo com uma seleção criteriosa de livros que relatam o verdadeiro evangelho.